terça-feira, 20 de abril de 2010

Dicas de Viagem: Aruba

Atualizado em 19/Março/2019

Viagem de 5 dias e 4 noites realizada entre os dias 10 e 14 de Abril de 2010, durante a Primavera no hemisfério norte. Após Aruba, a viagem continuou até Curaçao.

Sobre o Destino

Aruba, uma pequena ilha caribenha holandesa na costa da Venezuela, tem clima seco e ensolarado, praias amareladas e ondas suaves. Ventos constantes trazem brisas frescas e fazem com que as divi-divi se inclinem para sudoeste. A influência européia se mostra na arquitetura que apresenta empenas holandesas pintadas em pastéis tropicais. Também é evidente na língua, com o inglês, o holandês e o espanhol falados ao lado da língua local, o papiamento.

Aruba fazia parte das Antilhas Holandesas, agora é um território independente das Antilhas, mas ainda dependente dos Países Baixos.

Antes de fazer essa viagem vale a pena se preparar lendo as dicas online do Frommer´s Guide: Aruba.

Quando ir? Qualquer época do ano é considerada boa para visitar Aruba, porém evite o spring break e os principais feriados das ilhas se quiser sossego e preços mais baixos.
Fonte: Google Maps

Visto

Brasileiros não precisam de um visto de turismo para uma viagem de até 3 meses de estadia para visitar Aruba. Outras cidadanias podem verificar a necessidade de visto através das páginas de informação sobre Aruba.

Como Chegar

As passagens aéreas foram pela Gol saindo de Brasília para Aruba e pela Dutch Antilles Express saindo de Aruba para Curaçao por 112.00USD (ida e volta). O voo da DAE é em um antigo ATR-42-320, matrícula PJ-SLH.

Faça rapidamente sua pesquisa e reserva de voos por aqui:


Onde Ficar

Em Aruba, o hotel Holiday Inn Aruba Resort fica na Hi-Rise Area, em Palm Beach e o sistema é all inclusive.

O conteúdo do Blog do Papito é gratuito. Se você está satisfeito(a) com o que é oferecido, ajude-nos fazendo a pesquisa e reserva do seu hotel através do quadro abaixo.

[há mais conteúdo após o quadro]
Booking.com

Primeiro Dia

No primeiro dia, chegada ao aeroporto internacional de Aruba. Pegue um táxi até o hotel, tabelado e custa 25.00USD. Dependendo de quantas pessoas você está viajando, pode rachar o táxi com outras pessoas.

Acomodação no hotel e depois passear num shopping que fica logo em frente ao hotel. Aproveite para comer no TGI Friday's.

A água em Aruba é recolhida do mar e é tratada e dessalinizada. A água da torneira é própria para consumo. Nos restaurantes, se você pedir água regular eles não vão te cobrar por isso. Fica a dica.

Segundo Dia

No segundo dia aproveite para curtir um pouco a piscina e a praia em frente ao hotel. Os hóspedes costumam acordar cedo e fazer fila para pegar toalhas e reservar cabanas ao longo da beira da praia, o Holiday Inn tem a faixa de praia mais longa da ilha. O mar é azul, calmo, sem ondas e bem raso.
Ande um pouco mais para o norte e conheça as praias de Hadicurari, excelente para windsurf, e pare na Malmok, que tem um cargueiro alemão próximo à praia e é um bom lugar para fazer snorkel.
Volte para o hotel e fique curtindo um pouco mais a praia até o por-do-sol, que é lindo.
O hotel dispõe de uma máquina de gelo em cada andar, portanto, se quiser ir ao Unicasa Supermarket, um supermercado bem próximo ao hotel com preços super em conta e aceitando cartão de crédito, vale a pena pegar um isopor e encher de gelo e cerveja Amstel.

À noite vá dar uma volta no Palm Beach Mall, quase que em frente ao hotel, e depois jante no Salt & Pepper. Se você levar um conjunto de saleiro e pimenteiro inéditos para lá você ganha uma taça de vinho na faixa.

Jante algumas opções de tapas, tradição espanhola, e aproveite para tomar uma Heineken bem geladinha.

Terceiro Dia

No terceiro dia a programação é a Baby Beach. Para chegar até você precisar pegar um ônibus até Oranjestad, descer no terminal e depois pegar outro ônibus para San Nicolas. Ao pegar o ônibus para Oranjestad informe ao motorista que deseja ir até San Nicolas. Ele vai entregar a você um passe para que você entregue ao motorista do ônibus de San Nicolas e não precise pagar uma nova passagem. Os horários e destinos das linhas de ônibus estão no site da Arubus. Pegar ônibus em Aruba é uma experiência bem diferente das grandes capitais brasileiras: todas as pessoas vão sentadas, o ônibus é climatizado, o motorista só parte o ônibus depois que todas as pessoas se sentam.

Chegando ao terminal de San Nicolas, caminhe umas três quadras procurando umas vans que fazem o serviço de transfer até a praia de Baby Beach. Eles costumam cobrar 24.00USD pela ida e volta. O horário de volta você deixa agendado e só paga quando eles forem buscar. Eles deixam você no terminal de San Nicolas.

A praia de Baby Beach é bem popular por conter uma proteção natural de recifes, deixando os pais menos preocupados com a criançada em relação às correntes marítimas.

A praia tem três lanchonetes e que não aceitam cartão de crédito. Ainda conta com vários quiosques, onde você pode fazer um piquenique. A areia é branquinha. O mar convida para ir até longe pelo canal formado pelos recifes e cheio de vida exótica.
Voltando à Oranjestad, o jantar pode ser no Fishes and More, que serve o melhor camarão jumbo de Aruba a preços irrisórios.

Quarto Dia

No quarto dia, pegue um Arubus com direção à praia Arashi, mais ao norte. Não deixe de provar a Balashi, uma cerveja produzida na própria ilha. Descendo na estação terminal de Arashi, é possível ver o farol Califórnia. Existe um restaurante lá.
As praias do norte são as melhores para fazer snorkel, então aproveite. Existem vários passeios pagos que te levam até lá. Não faça esses passeios. É bem mais barato pegar um ônibus e ir nadando até o site de mergulho. Dá para passar o dia inteiro nessas praias, aproveitando a vida marinha. A praia um pouco mais ao sul da Arashi é melhor ainda para fazer snorkel. Ela se chama Boca Catalina. Tem que ter a manha para vencer alguns recifes e a correnteza.
Na praia de Arashi fica uma van vendendo bebidas e lanches. Ótimo para enganar um pouco o estômago. A areia é branca e fina e o mar é azul padrão. Nessa região existe um pouco de ondas. Na praia existe meia dúzia de cabanas oferecendo sombra.
Depois de um dia muito gostoso de mergulhos, volte para o hotel para trocar de roupa, tomar um sorvete italiano numa sorveteria ao lado do hotel e pegar um Arubus para Oranjestad e fazer compras. Lojas de várias marcas americanas e européias. Procure pelos outlets, que tem preços baixíssimos.

Almoce em Oranjestad.

Há uma placa em Oranjestad mostrando os acidentes fatais de trânsito ano após ano: em 2009 foram 23 e em 2010 foram 9.

À noite, jantar mais uma vez no Fishes & More. Claro que dá para recomendar outros restaurantes, mas o camarão jumbo de lá é imperdível.

Após o jantar, pegue alguma garrafa de bebida na lojinha do hotel (ou compre antes no Unicasa), e vá curtir a piscininha iluminada à noite. É uma delícia!

Quinto Dia

No quinto dia, que é dia de partir para Curaçao, aproveite para curtir o restinho do tempo na praia do hotel e observar as iguanas que passam se arrastando pela areia.

Hora de arrumar as malas e correr para o aeroporto que, obviamente, você pode chegar através de um Arubus. Se preferir, já faça câmbio antecipado ainda em Aruba.

Faça uma boa viagem! E não esqueça: Ay esta dushi!

Receba roteiros incríveis do Blog do Papito



7 comentários:

  1. Excelente trabalho !! Só gostaria de incluir algo: Curaçao tem um motorista de taxi que fala portugues. É o Joe ( é apelido, pois como bom filho de portugueses, seu nome é Isidro. )Ótima pessoa, gentil, educado, deu fone por aqui é 00XX5999 510 0544 . E boa viajem !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tony Mastaler! Agradeço pelo elogio e pela contribuição.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. é necessário inglês fluente e espanhol para ir para esses lugares?


    Elaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Elaine! Fluente não precisa. O povo de lá é bem cortês e vai tentar te entender. Mas se você fala bem uma dessas duas línguas, é claro que tudo fica mais fácil. Boa viagem!

      Excluir
  4. Adorei o seu roteiro! parabéns!
    Estou planejando visitar Curaçao agora em outubro e li em outro bblog que na saida,já no aeroporto, cobram umas taxas.Confere essa informação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Sim, é verdade. Existe uma taxa de saída para vôos internacionais e transfers. Dá uma olhada em: http://www.curacao-airport.com/airport-services/airport-departure-fee

      Excluir