Dicas de Viagem: Osaka

Viagem de 4 dias e 3 noites realizada em Agosto de 2017, durante o Verão no hemisfério Norte.


Sobre o Destino

Osaka é uma grande cidade portuária e centro comercial na ilha japonesa de Honshu e a segunda maior cidade do Japão. É conhecida pela sua arquitetura moderna, vida noturna e comida de rua saudável. Do shogunato do século XVI, o Castelo de Osaka, que passou por várias restaurações, é o principal marco histórico. Está rodeado por um fosso e parque com árvores de ameixa, pêssego e flor de cerejeira. Há também o Sumiyoshi-taisha está entre os santuários xintoísmos mais antigos do Japão.
Fonte: Google Maps

Visto 

Brasileiros precisam de um visto de turismo que vale por até 3 meses de estadia para visitar o Japão e custa algo como 97.00BRL para entrada simples. Se você não é brasileiro, verifique a necessidade de visto através dessa lista

Como Chegar

O trecho de Shinkansen foi escolhido pelo Central Japan Railroad Company, partindo de Nagoya pelo valor aproximado de 6760.00JPY, ida e volta, via Kyoto, com duração de aproximadamente 50 minutos, terminando na estação de Shin-Osaka.

Uma outra opção é pegar um ônibus da Willer Express, partindo da BIC Camera da Nagoya Station pelo valor aproximado de 6,000.00JPY, ida e volta, com duração de aproximadamente 3 horas, terminando na Umeda Station.

Uma dica super econômica para quem está viajando pelo Japão: o Japan Rail Pass é um passe que permite que você viaje em shinkansen e na maioria dos trens, metrôs e ônibus do grupo JR por um período determinado (a partir de 7 dias ou múltiplos) com um desconto que vale a pena.

Acomodação


O apartamento escolhido para essa viagem através do Booking foi o FDS Bijou Suites, próximo às estações Hanazono (Yotsubashi Line) e Tengachaya (Sakaisuji Line) e Matsudacho Station (Hankaidenki-Hankai Line). Foi escolhido por dois fatores: custo x benefício e localização. O apartamento é novíssimo (o blog teve a oportunidade de inaugurar o apartamento), super equipado (mini-refrigerador, máquina de lavar, condicionador de ar) e com valores a partir de 10,000.00JPY a diária. Fica próximo de lojas de conveniências, restaurantes e supermercados.
Ao chegar ao terminal do Shin-Osaka ou à Umeda Station a opção mais confortável é pegar um metrô da Midosuji Line sentido Tennoji e descer na Daikokucho Station e depois outro metrô da Yotsubashi Line sentido Suminoekoen descendo na Hanazonocho Station. Até o apartamento a viagem sai em torno de 280.00JPY com duração de aproximadamente 28 minutos.

Outra opção em Osaka bem mais centralizada é ficar no Osaka Tokyu Rei Hotel (localização), que fica ao lado da Osaka Station e a uma distancia a pé de várias atraçoes, com diarias a partir de 9.000,00JPY para quarto duplo. Ainda conta com um excelente restaurante de carnes no térreo: Little Monster Steak and Roastbeef

Primeiro Dia

Após acomodação você pode ir até uma loja de conveniencia proxima para fazer algumas compras.

Em seguida pegue o metrô na estação Tengachaya e vá direto para Namba, a região mais agitada de Osaka, muito conhecida pela área chamada Dotonbori (localização), que concentra vários restaurantes, lojas e marca pelos coloridos anúncios luminosos à beira do canal de mesmo nome que corta a região.
Você vai se surpreender com a quantidade de turistas estrangeiros nessa região procurando por lojas, restaurantes e bares num complexo gigantesco de arcadas.

Aproveite a noite para jantar em algum dos bonitos restaurantes na beira do canal acompanhado de um saboroso sake.

Segundo Dia

Comece o dia passeando pelo Shitennoji Temple (localização), fundado em 593 pelo príncipe Shotoku e considerado um dos templos mais antigos do Japão, o primeiro templo budista e o primeiro a ser construído pelo estado, embora seus edifícios tenham sido reconstruídos ao longo dos séculos.
Ainda pela manha, continue o passeio pelo fantástico bairro de Tennoji e redondezas, onde você pode encontrar inúmeras atrações, incluindo o mais alto arranha-céu do Japão: Abeno Harukas, com 300m de altura e 65 andares, dos quais 5 são no sub-solo.

A estação de Tennoji é um dos maiores centros de transporte de Osaka, servida por várias linhas JR e metrô. A estação Kintetsu Osaka Abenobashi também fica próxima ao bairro.

A área ao sul da estação de Tennoji foi submetida a redesenvolvimento nos últimos anos, revitalizando o bairro. Com cerca de sete centros comerciais nas imediações da estação, há uma grande variedade de oportunidades de compras.

Outra atração próxima inclui o Tennoji Koen, que e considerado o parque mais colorido da cidade e possui seu próprio jardim zoológico (Tennoji Zoo, com entrada por 500.00JPY), alem de abrigar o Museu de Belas Artes da Cidade de Osaka (entrada 300.00JPY).

A oeste do parque encontra-se Shinsekai, um exclusivo distrito de restaurantes e entretenimento de Osaka.

Caso ainda não tenha tido a oportunidade de provar o takoyake, o prato mais conhecido da cidade, você vai achar um restaurante de rua chamado Takoyake Yamachan  onde vai pagar pouco e saborear uma caixa recheada dessas deliciosas bolinhas fritas recheadas com polvo.

Caso não queira encarar um takoyake, você pode escolher como local de almoço um dos inúmeros restaurantes do complexo Tennoji Mio Plaza Mall. A sugestão é o super descontraído Bachi com carnes grelhadas sensacionais.

A tarde pegue um metrô e vá em direção ao norte para visitar Osaka Castle (localização) e seus jardins, que e rodeado por cidadelas secundarias, portões, muros de pedra impressionantes e fossos.
A construção do castelo de Osaka começou em 1583 no antigo local do Templo Ishiyama Honganji, que havia sido destruído pela Oda Nobunaga treze anos antes. Toyotomi Hideyoshi pretendia que o castelo se tornasse o centro de um Japão novo e unificado sob a regra de Toyotomi. Era o maior castelo da época.
Depois de várias destruições a reconstruções, sua ultima reforma terminou em 1997. A torre do castelo é agora totalmente moderna no interior e até possui um elevador para facilitar a acessibilidade.

À noite pegue mais um metrô e desça na estação Temma para ir jantar no melhor sushi da cidade, com ambiente puramente japonês e que tornou popular entre turistas recentemente. Lá eles capricham nos pedaços de peixes nos sushis e um chá verde e delicioso. Tudo a  a preços módicos!
Chegue com antecedência para esperar na longa fila de japoneses e estrangeiros.

O nome desse achado é Harukoma e esta listado no TripAdvisor como o melhor sushi de Osaka.

Terceiro Dia

Se estiver viajando com filhos não deixe Kids Plaza Osaka, um lugar incrível indoor com vários andares com diversos tipos de brinquedos, inclusive explorando o lado cientifico da criança.
Para chegar lá, você precisa descer na Ogimachi Station, que fica em frente ao Kids Plaza Osaka. É possível entrar e sair várias vezes com o mesmo ticket.

Na hora do almoço, a comida mais rápida e próxima é o Freshness Burger ou uma excelente opção se quiser gastar um pouco mais e curtir uma incrível decoração havaiana é o Waikiki Kaulana Kitchen.

Caso você esteja viajando sem filhos ou com filhos mais crescidos não pode deixar de visitar a Universal Studios, com uma infra-estrutura de dar inveja à versão americana! Para chegar lá é super fácil e conta com um trem exclusivo totalmente decorado!

O acesso é fácil através de um trem que leva diretamente a porta do parque e os ingressos podem ser comprados com antecedência através de sites como Voyagin, Klook ou mesmo pelo site da Universal.

A unica recomendação é não comprar diretamente na bilheteria! Como você é viajante e seu tempo no destino custa muito caro, não vale a pena passar 2 horas esperando numa fila para comprar o ingresso.

Se você já esta no Japão você também pode comprar os ingressos em lojas de conveniência, como a Lawson, porem os ingressos são com data, dando menos flexibilidade para você.

Quarto Dia

Dia de arrumar as malas para retornar para casa.

Caso queira comer antes de sair de Osaka, na região da Osaka Station tem vários restaurantes agradáveis, um deles é o Arata (localização), que apesar de ter um visual bom o atendimento péssimo.

Uma dica extra é que se você quiser um guia da cidade privado você pode contratar o Yoshimi Saeki-san, através da página Free Osaka Jogging Guide.

De Osaka é muito fácil fazer uma viagem curta para Kyoto.

Faça uma boa viagem!

Receba roteiros incríveis do Blog do Papito



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de Viagem: Okinawa

Dicas de Viagem: Nagoya

Dicas de Viagem: Kansas City e Redondezas