Dicas de Viagem: Hakuba

Esse post e baseado numa combinação de viagens de 4 dias e 3 noites (cada) realizadas em Março de 2017 e Março de 2018, durante o Inverno no hemisfério norte.

Sobre o Destino

Hakuba é uma pequena vila nos alpes japoneses, próxima à cidade de Nagano, que foi anfitriã das Olimpíadas de Inverno de 1998. Conhecida por ser um centro de esportes de inverno, Hakuba abrange resorts de montanha para a prática de esqui, snowboard e caminhadas. O Hakuba Ski Jumping Stadium, construído para os jogos de 1998, está na base do resort Happo-One.
Fonte: Google Maps

Visto

Brasileiros precisam de um visto de turismo que vale por até 3 meses de estadia para visitar o Japão e custa algo como 97.00BRL para entrada simples. Se você não é brasileiro, verifique a necessidade de visto através dessa lista.

Como Chegar

Saindo da Nagoya Station, num dos modos mais otimizados após o horário de trabalho, você pode pegar um trem às 18:40h e chegar à Hakuba Station às 22:41h.
Se conseguir mais cedo do trabalho, você pode pegar o trem saindo de Nagoya Station as 16:00h e chegar a Hakuba Station as 20:51h. Os trens japoneses são muito pontuais!

O trajeto é composto por três trens: o JR Shinano Line sentido Nagano descendo em Matsumoto Station, o JR Oito Line sentido Shinano-Omachi descendo na Shinano-Omachi Station e troca de trem pegando novamente a JR Oito Line sentido Minami-Otari descendo na Hakuba Station.

O retorno você pode pegar um trem saindo da Hakuba Station a partir das 6:11h e chegada à Nagoya Station às 10:52h ou sair de 7:46h e chegar às 12:01h.

Acomodação

Não há melhor lugar para ficar em Hakuba que a região de Echoland. Lá você pode achar várias opções de chalés para aluguel.

Os chalés desta viagem foram alugados pelo AirBnB, chamam-se Kitsune Cottage e ambos pertencem ao mesmo proprietário, um carismático suíço chamado Patrick Fux, que passa metade do ano na Europa e a outra metade no Japão. O chalé vermelho e o chalé azul, com decorações diferentes, são completamente equipados com geladeira, fogão, talheres, louça, copos e taças, toalhas, lençóis, cobertores, travesseiros, incluindo sabão, shampoo, café em pó, sabão para roupas e amaciante. Cada chalé conta com 3 quartos e o wi-fi funciona perfeitamente. O máximo de pessoas em cada chalé é 6, sem contar com bebês.
O proprietário ainda tem o cuidado de oferecer transfer gratuito da/para Hakuba Station na chegada e na saída e um único transfer gratuito a um mercado da cidade, além de oferecer uma garrafa de vinho na primeira noite. Caso o transfer gratuito não funcione, o táxi deve custar em torno de 1,500.00JPY.

Primeiro Dia

Após uma longa viagem pegando três trens, pegue o shuttle ou um táxi para os chalés. Acomode-se e descanse para começar a maratona de neve nesses resorts incríveis!

Apesar da maioria dos resorts de ski do Japão serem em regiões remotas, na vila de Hakuba vivem aproximadamente 10.000 pessoas. Portanto também existem diversos restaurantes, lojas de conveniência (abre às 7:30h e está a uma distância à pé), bares e mercados. Para essa viagem a dica é levar pelo menos alguns lanches para a primeira noite e o café da manhã do dia seguinte, pois você não conseguirá fazer compras após 23:00h.

Caso consiga chegar antes das 22:00h, a dica é visitar um restaurante ao lado da estação chamado Lucky Pete's Cafe and Bar. Para muitos considerado o melhor restaurante da região por oferecer deliciosos hamburgers com fritas a preços razoáveis.

Segundo Dia

Caso não traga o café da manhã, você pode ir à loja de conveniência ou pegar um táxi e ir a algum mercado a partir das 9:00h. Segundo o aplicativo JapanTaxi funciona no país inteiro.

Uma opção muito agradável é tomar café no charmoso e aconchegante Sounds Like Cafe, que abre a partir das 8:00h. Também considerado um dos melhores restaurantes de Echoland.

Se quiser ser eficiente durante sua viagem e deixar que tudo flua numa boa e você apenas curta o tempo de permanência sem ter que estar procurando o que precisa enquanto está no destino, planeje-se e entre em contato com essa loja de aluguel de equipamento de esqui/snowboard incrível chamada Woody Rental.
Eles são muito, mas muito atenciosos mesmo! Dependendo do tamanho do seu grupo você pode negociar algum desconto no aluguel e transfer do seu chalé para a loja e depois para a estação de esqui. A equipe dessa loja é realmente diferenciada! Procure pelo proprietário Yuta Suzuki-san.

Uma outra opção conveniente por ter uma loja em Echoland é a Rainbow Rental, com preços mais salgados e menos flexibilidade, porém permite que você fique com os equipamentos até o fim da sua estadia. O shuttle gratuito para a montanha que você escolher na região também é negociável. Lembre-se de mencionar que você está hospedado nos Kitsune Cottage para ganhar 10% de desconto (existem vouchers nos chalés). Como a loja abre às 8:00h, dependendo do horário que você acorda e vai tomar café, vale a pena dar uma passada logo cedo por lá para provar e reservar os equipamentos (tamanho da bota, ajuste do esqui ou snowboard, tamanho da roupa, tamanho do capacete, tamanho das luvas, óculos de proteção). Eles têm vários tamanhos e modelos de equipamentos e você também pode fazer reserva online.

Dependendo das suas necessidades a recomendação de lojas de aluguel de equipamento e roupas na sequência é:
  1. Woody Ski Rental
  2. Hakuba Ski Hire
  3. Rainbow Rental
  4. Spicy
  5. Hakuba Head Sports Station
Se você já leu o post sobre Nagoya sabe onde comprar roupas e equipamentos baratíssimos para esportes de inverno!

Caso você não curta ficar levando e trazendo equipamento para/da montanha, principalmente se você estiver com seus filhos, uma opção é alugar na própria estação que você vai esquiar.

Um detalhe importante para quem não quer praticar esportes nas montanhas: é possível subir e descer as montanhas apenas para apreciar a vista lá de cima usando as gôndolas pagando preços módicos. Consulte a estação de esqui que você vai visitar!

Para iniciantes, o melhor resort para começar é o Hakuba Goryu, pois lá existe uma imensa área para iniciantes. O ticket do lift para um dia custa 5,000.0JPY.
Almoce no próprio resort e evite o horário de 12:00h, quando vai encontrar enormes filas, pois os japoneses são muito pontuais para as refeições (12:00h para almoço e 18:00h para jantar).

Todas as montanhas da região oferecem ônibus gratuito ao longo do dia para ir e voltar das estações.

Se quiser dar uma agitada na noite, não deixe de conhecer o Hakuba Brew Pub, uma cervejaria local que produz uma cerveja que é a cara do inverno japonês! Eles oferecem shuttle gratuito para os chalés. Caso você pegue um táxi basta apresentar o recibo na hora de pagar que eles dão 10% de desconto na conta.

Terceiro Dia

A escolha do resort depende do tipo de ski ou snowboard que você está procurando. Todos os resorts tem um perfil diferente. O Kitsune Cottage oferece vouchers de descontos para todos eles.

Caso esteja com seus filhos, você não pode deixar de visitar o Happo One, que conta com um extenso parque de crianças. Esse imenso resort sediou as olimpíadas de inverno em 1998. A melhor pista para iniciantes é a Sakka e o resort também conta onsen, para relaxar as pernas depois de uma dia puxado de exercícios na neve.

Como referência, verifique o horário do ônibus para Happo One passando por Echoland.

Há ainda a opção do Hakuba 47 na mesma região, vizinho ao Hakuba Goryu, e que também tem um kids park e um kids room, mas na avaliação geral o Happo One levou vantagem.

No jantar você pode aproveitar para preparar alguma coisa especial e curtir o chalé e sua infraestrutura, enquanto as crianças criam um boneco de gelo do lado de fora ou se divertem assistindo NetFlix.

Se quiser provar uma tradicional cozinha local, não deixe de ir no Ohyokkuki, com um ambiente agradável e pratos excelentes! Considerado um dos melhores restaurantes de comida local!

Outros opções são o Sakura Ramen ou o Hakuba Pizza, que também entrega em casa.

Quarto Dia

A sugestão do quarto dia é fazer algum dos passeios que a região oferece. Ambos a apenas 1h da Hakuba Station.

Após o café da manhã e arrumação das malas, o Patrick Fux vai levar vocês até a Hakuba Station gratuitamente.

A primeira opção, que parece ser a mais interessante é conhecer os macacos (Nagano Monkeys) que invadem os onsens  para se banhar no meio do inverno. Há como contratar um tour localmente, através do Hakuba Lion Adventure.

Caso queira ir para o lado oposto, você pode visitar o Nagano Temple e o Matsumoto Castle, pegando apenas um trem ou ônibus saindo de Hakuba Nenhum guia será necessário e Nagano fica apenas a 1h de ônibus de Hakuba. Já Matsumoto fica a 1h de trem de Hakuba.

Faça uma excelente viagem!

Receba roteiros incríveis do Blog do Papito



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de Viagem: Nagoya

Dicas de Viagem: Okinawa

Dicas de Viagem: Kansas City e Redondezas