Dicas de Viagem: Shirahama

Viagem de 4 dias e 3 noites realizada em Setembro de 2017, durante o Verão no hemisfério Norte.



Sobre o Destino

Shirahama significa areia branca e é exatamente isso que você vai encontrar ao ir a essa peculiar praia japonesa que fica na prefeitura de Wakayama: areia fina e branca e um mar claro, calmo e com temperatura agradável!
Fonte: Google Maps

Visto

Brasileiros precisam de um visto de turismo que vale por até 3 meses de estadia para visitar o Japão e custa algo como 97.00BRL para entrada simples. Se você não é brasileiro, verifique a necessidade de visto através dessa lista.

Como Chegar

O trecho de Shinkansen foi escolhido pelo Central Japan Railroad Company, partindo de Nagoya com assento reservado, via Kyoto, com duração de aproximadamente 50 minutos, terminando na estação de Shin-Osaka. Os horários do Shinkansen estão disponíveis online.

Uma outra opção é pegar um ônibus da Willer Express, partindo da BIC Camera da Nagoya Station pelo valor aproximado de 6,000.00JPY, ida e volta, com duração de aproximadamente 3 horas, terminando na Umeda Station.

Chegando em Osaka é necessária pegar um trem da Kuroshio Line, saindo das estações Shin-Osaka com direção a Shingu, com duração de aproximadamente 2h30min.

Se você fizer a viagem combinando Shinkansen e trem já pode comprar a passagem em Nagoya direto para Shirahama e economizar alguns ienes (e vice-versa). Uma viagem com assento marcado sai pelo valor aproximado de 10,590.00JPY, valor de ida ou volta.

Se a opção for ônibus mais trem a viagem deve sair por aproximadamente 8,080.00JPY com assento marcado, valor de ida ou volta.

Acomodação

O apartamento escolhido para essa viagem através do AirBnB foi o Shirahama White Beach Resort, próximo às estações Shirahama (Kuroshio Line). Foi escolhido por dois fatores: custo x benefício e localização. O apartamento é equipado com refrigerador, condicionador de ar e fogão de acampamento e tem diárias a partir de 10,000.00JPY. Fica próximo de lojas de conveniências, restaurantes e supermercados. E o ponto mais alto da localização: fica de frente para o mar!

Apesar da localização o apartamento não dispõe de algumas comodidades como forno microondas, sacos de lixo, toalhas e equipamento para a praia como guarda-sol. O único quarto é no estilo japonês com porta de correr de papel e futons.

Ao chegar ao terminal da Shirahama Station a opção mais confortável é pegar um táxi. Até o apartamento a viagem sai em torno de 1,500.00JPY com duração de aproximadamente 10 minutos.

Primeiro Dia

O primeiro dia é dia de acomodação no apartamento após várias horas de viagem de Shinkansen e trem até chegar à Shirahama.

Após acomodação aproveite para jantar no melhor sushi da cidade: o Kou Zushi, que fica a 10 minutos de caminhada do Shirahama White Beach Resort! Os funcionários são super atenciosos e as mesas privadas são excelentes para gastar confortavelmente seu tempo apreciando  boa comida!

Os restaurantes de Shirahama costumam fechar cedo se não há mais clientes. Portanto chegue cedo ou faça reserva.
Caso não consiga comer no Kou Zushi, você pode encontrar vários restaurantes na mesma rua chamada Shirahama Ginza.

Também aproveite para fazer compras para o café da manhã no apartamento na FamilyMart que fica na mesma região ou no supermercado Gourmet City do grupo Aeon, ambos 24 horas!

Segundo Dia

Acorde cedo para tomar café da manhã e aproveitar a praia mais bonita de Honshu, a principal ilha do Japão.

Guarda-sol e tenda podem ser alugados na própria praia durante os fins de semana de verão, mas se você e mais precavido tente levar o seu.

Fique atento a duas coisas antes de planejar sua viagem: à temporada de typhoons no Japão e à temporada de águas vivas, que de acordo com a cultura local elas invadem os mares do Japão após o feriado do O-Bon, que acontece em Agosto.
Para o almoço vá visitar o melhor restaurante de Shirahama: o Sakakura! Inaugurado no verão de 2017, ele ainda não aparece em sites como TripAdvisor nem tem ainda conteúdo para o próprio site. Mas acredite que você não vai se decepcionar com o atendimento super personalizado e flexível do chef Sakakura Hiroyuki-san, que prepara pratos deliciosos e consegue conversar em inglês básico com seus clientes. O lugar é agradável, a comida é saborosa e o atendimento é impecável! Chama a atenção a delicadeza e cuidado do chef de poder adaptar o cardápio para veganos e vegetarianos!
Indo um pouco ao norte de Shirahama você pode apreciar a vida marinha com segurança e sem preocupação de cativeiro através do incrível Shirahama Underwater Observation Tower. A entrada custa 800.00JPY e ele fica aberto das 7:00 às 18:00.

Caso não tenha interesse na torre de observação e estiver com crianças, bem perto do apartamento existe um parque de ciências chamado Shirahama Energy Land, que conta com várias atividades tanto indoor como outdoor, incluindo um super cinema 360º em 3D. A entrada custa 1,800.00JPY e o parque fica aberto das 9:00h às 17:30h.

No fim da tarde garanta logo a apreciação ao por do sol mais lindo da região. Se você for sortudo, vai conseguir ver o sol se posicionando exatamente no centro da Engetsuto, uma belíssima formação de rochas no meio do mar, onde existe um buraco no meio da rocha. Para chegar até o ponto de observação é possível pegar um táxi, que deve dar uns 5 minutos saindo do Shirahama White Beach Resort.

No ponto de observação existe um restaurante chamado Cave Bay, onde você pode se sentar e tomar algo bem gelado enquanto aprecia o por do sol ou mesmo ainda quando não é fim de tarde.
Para jantar algo fora do cardápio do mar não deixe de conhecer o Milk and Beer Hall 99, onde você pode saborear pizzas deliciosas ou até um apetitoso filé na chapa e tomar uma taça de Nagisa geladíssima.

Terceiro Dia

Pela manhã, após o café da manhã, puxe para a região sul de Shirahama para explorar mais duas belezas naturais da região.

Sandanbeki é uma formação de penhascos com cavernas interligadas. Se você não quiser não precisa descer até as cavernas, que você pode ir de elevador. Mas não deixe de ir aos penhascos e ficar boquiaberto com o visual! O parque fica a 5 minutos de táxi do hotel ou a 30 minutos de caminhada, funciona das 8:00 às 17:00 e a entrada custa aproximadamente 1,300.00JPY.

Foi aqui que em Outubro de 2016 aconteceu uma das etapas do campeonato Red Bull Cliff Diving.
Ainda pela manhã, mais ao sul, não deixe de vistar o Senjojiki, que fica a 13 minutos de caminhada ou a 5 minutos de táxi. Senjojiki significa mil tatamis e é o que você vai observar nessa formação rochosa, onde cada camada de rocha empilhada uma na outra dá a impressão que são inúmeros tatamis.
A recomendação de almoço é no Nagisa Beer Dining Barley, um incrível restaurante com cervejas locais deliciosas e que fica a alguns minutos de tanto do Senjojiki como do Sandanbeki.

À tarde não perca a oportunidade de conhecer os ursos pandas no Wakayama Adventure World, que fica a 8 minutos de táxi saindo do Shirahama White Beach Resort. A entrada custa aproximadamente 4,500.00JPY e o parque fica aberto das 9:30 as 17:00. Esse parque, que se auto intitula mega parque,  combina safári/zoo, aquário e parque de diversões e e considerado um dos melhores zoológicos do Japão.
À noite fique livre para caminhar até a Shirahama Ginza e jante por la.

Quarto Dia

Após o café da manhã vá curtir o restinho de praia que você tem e aproveite alguma atividade aquática, como snorkel ou caiaque. Ou simplesmente descanse na areia e esqueça de todos os problemas da vida!

Se quiser um mar mais calmo procure ficar mais próximo da barreira de proteção à esquerda da praia (olhando para o mar). Nessa área quase não tem ondas e, por ser raso, fica mais fácil monitorar águas-vivas, caso você esteja com crianças ou isso seja uma preocupação para você.

Se quiser tomar um sorvete experimente as delícias de ameixas produzidas pela localmente popular Koubaiduke, que fica perto da FamilyMart, basta continuar caminhando sentido norte pela mesma rua até chegar rotatória. A sorveteria fica na esquina e você notará fácil por ter um sorvete rosa gigante na porta!

Hora de fazer check-out do apartamento e seguir para o seu próximo destino.

A sugestão de almoço para esse dia é em um dos restaurantes do complexo Toretore Tei, que fica no caminho da Shirahama Station. O Kaisen Sushi Toretore Icihba está relacionado como um dos melhores restaurantes de frutos do mar da cidade.

Dicas

No site Visit Wakayama existem várias dicas de planejamento e atividades que acontecem em Shirahama e Kushimoto!

Faça uma boa viagem!

Receba roteiros incríveis do Blog do Papito



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de Viagem: Nagoya

Dicas de Viagem: Okinawa

Dicas de Viagem: Kansas City e Redondezas