Dicas de Viagem: Ubatuba

Esse post é um compilação de viagens à cidade durante o outono e verão no hemisfério sul.
A praia de Ubatuba fica a aproximadamente 220 km da capital São Paulo e é muito fácil entender porque é um dos destinos favoritos dos paulistas: a cidade tem uma extensa costa com praias para todos os gostos. Praias urbanas, com acesso por trilhas ou apenas por barcos, com faixas largas e estreitas de areia, com ondas grandes para crianças ou praticamente sem ondas para a criançada.

Três acomodações foram testadas pelo blog, duas reservadas pelo 
Booking (Pousada Vitoria Mar e Pousada Farol do Itaguá) e outra reservada pelo AirBnB (Chalés Conjugados - Kitnet).

No primeiro dia, chegada a pousada e acomodação. Vindo de São Paulo pela rodovias Dutra ou Ayrton Senna, você pode descer pela serra de Caraguatatuba ou pela serra de Ubatuba, ambas fazem parte da Serra do Mar.


A Pousada Vitória Mar é super simpática, com piscina, área de jogos e churrasqueiras, com café da manhã e quartos espaçosos com refrigeradores. A pousada está localizada na praia de Perequê-Mirim.



O café da manhã é básico, com opções de bolo, frutas e sucos, além de pães, frios e granola.
Outra opção de pousada é a Farol do Itaguá, que fica no bairro de mesmo nome. A pousada conta com café da manhã incluso, tem quartos com ar condicionado e varandas de frente para a piscina, chuveiro quente e frigobar no quarto. Para quem viaja com bebês o armário para ser usado como trocador.

O café da manhã oferece algo como vinte opções de pães, o que chama atenção, mas não oferece opções de pratos quentes.

Uma terceira opção de acomodação, para quem quer economizar mais e não faz questão de algumas comodidades é o Chalé Conjugado, que fica no bairro da Ressaca, próximo ao centro mas afastado da praia. Os valores das diárias são realmente muito bons, porém o chalé não conta com café da manhã, piscina nem ar condicionado nos quartos. Além disso, por estar no meio da mata e próximo ao rio, no início da manhã ou no final da tarde você vai enfrentar uma nuvem de borrachudos.

No primeiro dia, após acomodação, puxar para a praia do Itaguá, que tem uma rua muito aconchegante chamada Guarani, com vários restaurantes e lojas. Nessa mesma avenida também está localizado o Aquário de Ubatuba.
Aproveite para reconhecer
Pare no Spaghetto Cucina Mediterranea, um restaurante de esquina, que dá para ficar na varanda, apreciando a movimentação dos transeuntes, sentindo a brisa do mar e escutando belas músicas executadas no piano do restaurante.
Um prato para quem quer provar de tudo é o Spaghetti ai Frutti di Mare!




Após o jantar, sugiro uma caminhada pelas calçadas da Guarani e uma parada na Pistache Gelateria, para tomar um fantástico sorvete como sobremesa.

No segundo dia, acorde cedo para saborear 


Puxe no sentido sul para a Praia da Fortaleza, com acesso através de um condomínio, apos uns 8 km de estrada de terra.
Existem algumas opções de barracas lá, entre eles o Quiosque do Vovô Almiro, que serve pratos gigantes a preços módicos.



Uma das coisas mais legais das praias do litoral norte são as vistas, cada caminho na estrada tem mirantes sensacionais.


À noite, existe uma pizzaria no centro de Ubatuba premiada várias vezes pelo sabor de suas pizzas e pelo atendimento muito bom: a Pizzaria São Paulo. Uma das coisas que chamam atenção são as inúmeras opções de azeite que são disponibilizados em cada mesa, como portugueses, chilenos, espanhóis, entre outros. Estacionar é um dos problemas na região, pois fica perto da igreja matriz e do calçadão turístico.
Além disso, lá você vai encontrar uma das mais deliciosas pizzas que você já comeu no mundo: a Achiropita!


No terceiro dia, após o café da manhã, puxe para a Praia do Alto, para o editor do blog a praia mais bonita da cidade. Existe um estacionamento que acomoda unas 20 carros, mas se estiver cheio as pessoas costumam estacionar na rodovia mesmo. O valor do estacionamento fica em torno de R$ 30,00 na alta temporada e feriados, e ainda dá direito a um banho numa deliciosa bica de água mineral.
Algumas barracas estão disponíveis na praia com pratos feitos na hora.


Para os atletas dispostos a procurar por tartarugas no mar, o Flávio aluga caiaques e SUPs por preços justos. O contato dele é 12 99703 3855.
À tarde, puxar para a Praia do Promirim, uma praia super agitada e com um mar de ondas mais fortes. O acesso também é entrando em um condomínio, como é feito para a praia de Fortaleza e a praia do Lázaro.
A sugestão do almoço é na Jundu Praia Bar, com shows ao vivo no fim da tarde e muito bem frequentado.
Caso queira algo mais privado, ir à Ilha do Promirim alugando um passeio com os caiçaras cobrando R$ 15,00 por pessoa. O retorno precisa ser combinado assim que você é deixado na ilha.
No quarto dia aproveite para tomar café da manhã na padaria Integrale, com uma proposta super natural. Saboreie pães, salgados, sucos, sanduíches e até geleias com ingredientes saudáveis e de sabores maravilhosos. O ambiente em si também é bem aconchegante.

Terminando o café, puxe para a praia de Itamambuca, bem próxima ao centro de Ubatuba. As ruas 25 e 27, do lado direito da praia, são bem frequentadas e lá existem restaurantes com guarda-sóis, mesas e cadeiras. E lá aceitam cartões de crédito.

À noite aproveite para jantar no melhor restaurante da cidade: o Canelle Gastrobar. É um bistrô com uma proposta de comida caiçara (praiana) e o ambiente é uma atração à parte. Eles oferecem serviço de rolha, caso você esteja interessado em levar seu próprio rótulo.

Ao invés de pegar a sobremesa lá, atravesse a rua e vá ao Tachão de Ubatuba experimentar os melhores doces da cidade, acompanhado de um café.

No quinto dia sossegue debaixo de uma enorme sombra de um pé de castanheira na Praia Vermelha.

Almoce em uma dos restaurantes de quilo na orla do Itaguá chamado Sabor do Mar, com uma variedade de pratos impressionante.

À noite vá conhecer o famosíssimo Peixe com Banana, no restaurante de mesmo nome.

No sexto dia aproveite para conhecer um dos centros do Projeto Tamar no Brasil. Lá você pode ver várias espécies de tartarugas marinhas encontradas na costa brasileira.
Depois disso abasteça o carro e puxe para a praia com melhor infra-estrutura da cidade: a praia de Almada. Lá, prepare o bolso e o repelente, mas fique na Almada Bar de Praia e Restaurante. O restaurante é um complexo de lazer impressionante. Vale a pena a visita!

Esse mapa é muito bom e contem todas as praias da cidade. Vale a pena conferir!

Uma boa viagem!

Receba roteiros incríveis do Blog do Papito



Comentários

  1. muito bom o blog! adorei as dicas e me instigou a desvendar esse país enorme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Renata! Que bom que você gostou do conteúdo do blog. Ainda temos muito material para divulgar ou atualizar. Continue lendo as dicas e esteja convidada a contribuir com eventuais correções.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de Viagem: Nagoya

Dicas de Viagem: Okinawa

Dicas de Viagem: Kansas City e Redondezas