Dicas de Viagem: Tóquio


Atualizado em 10/Set/2018

Esse post é uma compilação de viagens de 4 dias e 3 noites realizadas em Agosto de 2017 e Setembro de 2018, durante o Verão no hemisfério Norte.

Sobre o Destino

Tóquio, a movimentada capital do Japão, mistura o ultramoderno e o tradicional, de arranha-céus iluminados por neon a templos históricos. O opulento santuário Meiji é conhecido pelo seu imponente portão e bosques ao redor. O palácio imperial fica em meio a grandes jardins públicos. Os muitos museus da cidade oferecem exposições que vão desde a arte clássica (no museu nacional de Tóquio) a um teatro kabuki reconstruído (no museu Edo-Tóquio).

A programação nesse post cobre apenas uma parte das inúmeras atracões que você pode conhecer na cidade. Um aspecto que e muito importante e que, por ser uma megalópole, o jeito de economizar muito tempo e grana e setorizar os passeios, o que já está feito aqui no roteiro proposto.

Quando ir? Qualquer época do ano é boa para visitar Tóquio!
Fonte: Google Maps


Visto

Brasileiros precisam de um visto de turismo que vale por até 3 meses de estadia para visitar o Japão e custa algo como 97.00BRL para entrada simples. Se você não é brasileiro, verifique a necessidade de visto através dessa lista.

Como Chegar

O trecho de Shinkansen foi escolhido pelo Central Japan Railroad Company, partindo da Nagoya Station pelo valor aproximado de 22,180.00JPY, ida e volta, com duração de aproximadamente 1 hora e 40 minutos, terminando na Tokyo Station.

Uma outra opção é pegar um ônibus da Willer Express, partindo da BIC Camera da Nagoya Station ou do terminal de ônibus de Sakae (o mesmo do Oasis 21) pelo valor aproximado de 8,200.00JPY, ida e volta, com duração de aproximadamente 6 horas, terminando na Shinjuku Station.

Uma dica para ir e vir em Tóquio: assim que chegar a uma das estações compre um cartão do metrô de Tóquio 24h ao custo de 600.00JPY para no fim de semana. E uma economia de tempo e dinheiro!

Uma dica super econômica para quem está viajando pelo Japão: o Japan Rail Pass é um passe que permite que você viaje em shinkansen e na maioria dos trens, metrôs e ônibus do grupo JR por um período determinado (a partir de 7 dias ou múltiplos) com um desconto que vale a pena.

Onde Ficar

Um dos hotéis escolhidos nessas viagens através do Booking foi o Mystays Premier Akasaka, próximo às estações Akasaka (Chiyoda Line) e Kokkaigijido-Mae (Marunouchi Line). Foi escolhido por dois fatores: custo x benefício e localização. O hotel é novíssimo, tem excelente café da manhã, academia, próximo de vários restaurantes e com valores a partir de 20,805.00JPY a diária com café da manhã.

Uma das coisas que chamam atenção no hotel é o robô que eles colocam para ajudar no check-in e em informações nas proximidades.

Chegando tanto pela Tokyo Station como pela Shinjuku Station, basta pegar a Marunouchi Line e descer na Kokkaigijido-Mae Station. O hotel fica a uma distancia de 5 minutos de caminhada. O custo vai ser algo como 170.00JPY e com duração de aproximadamente 10 minutos.

Para ficar na zona leste a recomendação é o Comfort Hotel Tokyo Higashi Nihonbashi, reservado pelo Booking, próximo às estações Bakurocho, Higashi-Nihombashi e JR Asakusabashi. Foi escolhido por dois fatores: custo x benefício e localização. O hotel é bem conservado, tem café da manhã aceitável, algumas facilidades como vending machines e lavanderia de moedas nos andares, próximo de vários restaurantes e com valores a partir de 7,260.00JPY a diária com café da manhã em quarto duplo.

Primeiro Dia

Dia de explorar a região central de Tokyo.

Caso opte pela chegada na Tokyo Station você vai se impressionar com a beleza e contraste da arquitetura do lado de fora da estação.

Caminhe pelas ruas do lado oeste da estação e aproveite as ruas que são fechadas para os pedestres e cheias de restaurantes e food trucks durante o fim de semana. A região da Tokyo Station também e próxima ao palácio imperial e local de varias manifestações culturais.

Aproveite para almoçar no simpático restaurante italiano Pagliaccio, que fica numa das esquinas dessas belíssimas alamedas.

Se estiver muito na pilha de economizar tempo deixe suas malas em lockers facilmente encontrados na Tokyo Station e vá conhecer o Palacio Imperial de Tokyo (localização) e seu jardim leste. Você  pode fazer reservas com antecedência para um passeio guiado.

Ainda nessa região você poderá visitar o Ginza District (localização), conhecido pelas suas inúmeras lojas e onde você vai fazer compras até cair. 

Após o primeiro passeio da cidade faça seu checkin no hotel e aproveite para descansar um pouco.

Segundo Dia

Dia de conhecer a região oeste da cidade.

Independente da estação do ano que estiver o Shinjuku Koen (localização) será um dos parques mais bonitos que você já esteve. Cheio de lagos, arvores coloridas, exibições de flores, muitas crianças se divertindo e casais apaixonados no meio de uma cidade tao moderna como Tóquio. E um passeio que vale a pena ir para descansar e curtir.

Na mesma pegada você pode curtir a tarde para conhecer o Meiji Jingu Shinto Shrine (localização), rodeado por arvores e num clima muito, mas muito calmo mesmo.

Na sequencia puxe para Shibuya (localização), encruzilhada com maior concentração de gente do planeta. A região é cheia de lojas e restaurantes.

Filme ou tire selfies enquanto atravessa o cruzamento com a multidao.

Tambem aproveite para tirar uma foto com a estatua do Hachiko, um cachorro que acompanhava seu dono ate a estação todos os dias e que ficou esperando por 9 anos o retorno de seu dono mesmo depois de seu falecimento.

Jante no Trattoria di Pesce Pappare e coma frutos do mar a preços razoáveis.

Ou se preferir apenas tomar um café, aproveite a vista do cruzamento das janelas do Starbucks Tsutaya.

Terceiro Dia

Dia de visitar a zona sul de Tokyo!

Sob uma outra perspectiva da cidade você pode subir na Tokyo Tower (localização) com 333m de altura, ingressos a partir de 900.00JPY por pessoa.

Visite o Zojoji na frente do Tokyo Tower, onde estão os restos mortais dos shoguns Tokugawa.

Visite o National Art Center (localização) e se programe para assistir a uma apresentação no Kabuki-za Theatre (localização).

Almoce nos restaurantes ao redor do Tsukiji Market e visite o Tsukiji Hongwanji Temple ao lado do mercado. Você  também pode ser bem cedo ao mercado para ver o leilão de atuns (algo como 5h30 da manhã).

De tarde visite o pier de Tóquio , ao redor tem o shopping Odaiba Decks, com o Madame Tussaud (localização) dentro, e tem o Daiba Park, além do Miraikan (localização).

No fim da tarde, ao escurecer, guarde energias para admirar a Rainbow Bridge e sua bela iluminação noturna.

Jante nas redondezas e aproveite para provar um Edo Sushi.

Quarto Dia

O quarto dia é para se esbaldar no Tokyo Disney Resort (localização). O acesso é fácil:  leva em torno de 45 minutos apenas usando uma combinação de linhas de trem ou metrô ao custo de aproximadamente  400.00JPY, caso você não tenha o Tokyo Pass.

Os ingressos podem ser comprados com antecedência através do próprio site da Disney e é conveniente comprar um pacote minimo de fast track para que você não tenha que enfrentar as longas filas para andar no seu brinquedo favorito.

Quinto Dia

No quinto dia, após o café da manhã, já faca check-out e deixe as malas no servico de guarda do hotel. Volte apenas no fim do dia para pegar elas.

Visite as fantásticas regiões do norte e leste de Tokyo, onde você poderá conhecer a região de Asakusa (localização) e visitar o Sensō-ji Temple (localização).

Do outro lado do rio é possível visitar uma das estruturas mais altas do planeta e a mais alta do Japão: a Tokyo Sky Tree (localização) com 634m, ingressos a partir de 2,060.00JPY por pessoa.

Almoce no saboroso Jack 37 Burger.

Ainda nessa região você poderá visitar o Ueno Park and Zoo (localização), que concentra em seu entorno alguns dos principais museus da cidade: o National Museum of Nature and Science (localização), o Tokyo National Museum (localização) e o National Museum of Western Art (localização).

Um museu não menos importante que também fica nessa região e o Edo-Tokyo Museum (localização).

Jante no Nihombashi Brewery, com cervejas incríveis servidas em caixas de cedro japonês e snacks deliciosos.

Volte ao hotel, pegue suas malas e retorne ao seu local de origem.

Faça uma boa viagem!

Receba roteiros incríveis do Blog do Papito



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de Viagem: Okinawa

Dicas de Viagem: Nagoya

Dicas de Viagem: Kansas City e Redondezas