Dicas de Viagem: Siem Reap

Viagem de 4 dias e 3 noites realizada entre os dias 5 e 8 de Janeiro de 2018, durante o inverno no hemisfério norte.


Sobre o Destino

Siem Reap é uma cidade turística no noroeste do Camboja e é a porta de entrada para as ruínas de Angkor, a sede do reino Khmer dos séculos IX a XV. O vasto complexo de intrincados edifícios de pedra de Angkor inclui o Angkor Wat, o templo principal, que é retratado na bandeira do Camboja. Caras gigantes e misteriosas são esculpidas no templo Bayon em Angkor Thom e em Ta Prohm é possível visitar ruínas de um templo no qual foi gravado Tomb Raider.
Fonte: Google Maps

Visto

Todas as nacionalidades, inclusive brasileiros, precisam de um visto de turismo para uma viagem de até 30 dias estadia para visitar o Camboja, que e valido por 3 meses. Se você chegar por voo Siem Reap pode tirar o visto pela internet através do e-visa, que custa 36.00USD. Outra opção e tirar o visto na chegada ao aeroporto, que e mais barato que pela internet, mas um pouco mais demorado, além de precisar levar toda a documentação necessária com você. O serviço de visto na chegada é 24/7 (24 horas por dia nos 7 dias da semana).

Como Chegar

Voo pela Cambodia Angkor Air saindo de Danang (Vietnam) às 17:30h e chegando a Siem Reap as 19:30h, com 2h de duração. O voo foi comprado pelo site Kiwi e saiu por aproximadamente 146.16USD.

Ao chegar você vai sair numa recepção com guichês de informações turísticas e câmbio, aproveite para já agilizar algum passeio ou trocar o minimo de moeda.

Um representante do seu hotel estará a sua espera numa tuk tuk cambojana, diferente da tailandesa, ou numa confortável SUV .

Acomodação

O hotel escolhido para essa viagem foi o exclusivíssimo Vihara Residence, com um staff memorável e atendimento super personalizado. Tratam bem você desde a chegada no aeroporto até o último minuto que vão deixar você de volta. Além do web site, você pode entrar em contato com eles através dos números +855 63 966 668 / +855 60 888 222 ou do e-mail reservation@vihararesidence.com.


A diária nesse hotel saiu por aproximadamente 76.50USD pelo Booking.

Os quartos são uma mistura de mosaicos antigos no chão, com decoração local pelas paredes e uma estética moderna ao mesmo tempo.
O café da manhã é servido à beira da piscina com opções como americano, europeu, continental.
A piscina de borda infinita funciona até a noite e o deck ao redor é perfeito para tomar um sol e relaxar.
Se você quiser impressionar, pode solicitar um serviço de jantar à dois na cobertura do hotel!

Nota curta: originalmente o hotel escolhido para essa viagem foi o Lin Ratanak Angkor Hotel, pelo Booking. Apesar de aparecer logo no topo dos resultados de busca do Booking, é possível que ele não atenda suas expectativas. Alguns aspectos do hotel: mal conservado, odor e bituca de cigarros por todo o lugar; a qualidade da comida servida restaurante é duvidosa e no horário de fechamento eles solicitam que os clientes saiam mesmo que não tenham terminado suas refeições; os quartos também são mal conservados.

Primeiro Dia

Após a chegada ao aeroporto se prepare para ser recebido por uma tuk tuk. Se tiver sorte e combinar com o hotel com antecedência você pode ser recebido por uma SUV.

No caminho já vai dar para perceber um pouco da atmosfera da cidade. Muito parecido com os subúrbios brasileiros com carroças de comercio de lanches nas ruas. Você vai observar vários hotéis na avenida principal que, apesar de apresentarem belas fachadas, alguns são bem antigos.

Após a acomodação no incrível Vihara você pode jantar no elegante e recomendadíssimo Sokkhak River French Fusion Restaurant! Se estiver cansado por causa da viagem pegue uma tuk tuk, caso contrario da para ir a pé e fica na beira do rio Siem Reap.

Caso não queira sair, fique pelo hotel curtindo a piscina enquanto descansa do voo.

Nessa primeira noite já aproveite para agendar o passeio guiado de Angkor Wat. Existem varias opções nas quais se pode ver o nascer do sol, ou o por do sol, passeio de meio dia ou passeio de dia inteiro. O concierge do hotel pode fazer a reserva para você, que deve ser paga antecipadamente. Os passeios são a partir de 16.00USD.

Outra opção de agência de passeios é a Smile Cambodia Tour, que tem pacotes que podem atender todos os dias da sua estadia em Siem Reap.

Existe ainda a opção de contratar diretamente motoristas de tuk tuk para levar você até as atrações. Dois motoristas facilmente encontrados na web são o Batman Tuk Tuk (+855 89 925 525 / +855 71 571 1712) e o Sam Tuk Tuk (+855 12 275 851).

Para muitos o principal motivo da vista a Siem Reap e a visita ao Angkor Wat, mas se você esta com filhos pequenos considere fazer um passeio de curta duração ou considere pegar um tuk tuk no meio da tarde, quando os pequenos já estão desgastados do calor e cansaço do passeio.

Segundo Dia

Acorde cedo para tomar café da manhã no hotel e depois aguardar a chegada da van que recolhe as pessoas para os passeios.

A van vai passar pelos hotéis da região recolhendo todas as pessoas e no final levar para um ponto de encontro de onde vão sair os ônibus para os passeios.

A visita começa parando para comprar o ingresso de acesso ao parque. A entrada simples do Angkor World Heritage  custa 37.00USD. Eventualmente dentro do parque você será parado por uns dos fiscais para verificar se você está com um ingresso válido para aquele dia.

Regras importantes antes de visitar: respeite os monges, não jogue lixo no chão, respeite todos os avisos, não fume, não dê dinheiro ou doces as crianças, não toque, trocar de roupa no meio das pessoas esta sujeito a apreensão, use roupas respeitáveis, eles são mais restritivos com as mulheres: cubra os ombros e os joelhos.

Chegando ao parque o guia vai dar uma breve explicação da historia e do que se espera encontrar la dentro, iniciando pela construção do fosso ao redor do templo e mostrando o detalhe da ponte flutuante na travessia.

O passeio começa por Angkor Wat, um complexo de templos considerado como o maior monumento religioso do mundo, com 162,6 hectares. Foi originalmente construído como um templo hindu do deus Vishnu para o Império Khmer, transformando gradualmente em um templo budista até o final do século 12. Tornou-se um símbolo do Camboja, aparecendo em sua bandeira nacional, e é a principal atração do país para os visitantes. O nome moderno, Angkor Wat, significa Cidade do Templo ou Cidade dos Templos no Khmer.
Depois passa por Ta Prohm, construído no estilo Bayon em grande parte no final do século 12 e início do século 13 e originalmente chamado Rajavihara. Localizado a aproximadamente 1km a leste de Angkor Thom e na margem sul do East Baray, foi fundado como um mosteiro e uma universidade budista Mahayana. Ao contrário da maioria dos templos de Angkorian, Ta Prohm está na mesma condição em que foi encontrado: a combinação fotogênica e atmosférica de árvores que crescem fora das ruínas e os arredores da selva o tornaram um dos templos mais populares de Angkor. A UNESCO inscreveu Ta Prohm na lista do patrimônio mundial em 1992. O templo de Ta Prohm foi usado como um local no filme Tomb Raider.
A parada para o almoço e no restaurante Sala Russey, considerado o melhor da região pelo seu atendimento, infra-estrutura e qualidade dos pratos, num ambiente climatizado e perfeito para relaxar depois de uma manhã de passeio no calor de Siem Reap.

E por fim vá ao Bayon, cuja característica mais distintiva é a imensa quantidade de rostos de pedra serenos e sorridentes nas muitas torres que se destacam do terraço superior e se aglomeram em torno de seu pico central. O templo é conhecido também por dois conjuntos impressionantes de relevos baixos, que apresentam uma combinação incomum de cenas mitológicas, históricas e mundanas.
Phnom Bakheng, e um dos maiores tesouros arquitetônicos do mundo. Sua localização privilegiada do topo da colina torna-o único entre os templos de Angkor. Sua construção de pirâmide pisada é uma representação do Monte Meru, lar dos deuses hindus. Santuários e leões guardiões adornam os cinco níveis de terraços que compõem a pirâmide; diminuindo de tamanho em direção ao topo do templo, estes aumentam a impressão de altura do templo. Cinco santuários na plataforma superior, dispostos em uma formação de quincunx, representam os cinco picos do Monte Meru. Hoje, é um ponto popular para vistas panorâmicas sobre a paisagem cambojana.

Uma opção e voltar para o hotel e descansar na piscina tomando uma cerveja Ankgor ou Camboia bem gelada! Existem vários mini mercados ao redor do hotel vendendo bebidas e snacks, caso queira levar para o quarto enquanto descansa.

Do hotel vá a pé jantar no moderninho restaurante belga Le Bel Air, atualmente eleito o melhor restaurante da cidade pelo TripAdvisor.

Pegue um tuk tuk e vá assistir ao Apsara Show, uma dança tradicional Khmer, no Koulen Restaurant, 6.00USD por pessoa se você quer apenas assistir ao espetáculo.
Outra opção para a noite é o Phare Circus, uma apresentação no estilo de circo estrelando acrobatas com música ao vivo, além de oferecer o jantar no local.

Após qualquer uma das duas apresentação pegue um tuk tuk e vá caminhar pela Pub Street e Night Market de Siem Reap e encontrar todos os turistas da cidade se divertindo nos bares com apresentações de música ao vivo.

Terceiro Dia

No terceiro dia você pode tanto curtir o hotel como fazer alguns passeios pela cidade.

Um deles é o Angkor National Museum, que fica próximo ao hotel e é dedicado à coleta, preservação e apresentação de artefatos cambojanos, também para fornecer informações e educação sobre arte e cultura da civilização Khmer. A maioria dos artefatos foram descobertos dentro e ao redor dos sítios arqueológicos de Angkor próximos. A entrada custa 6.00USD e é aberto diariamente.

Outro passeio, um pouco mais pesado, é visitar o War Museum Camboja,que mostra a história do país nos seus tempos recentes de guerra. Há um tour guiado gratuito e a entrada do museu custa 5.00USD.

À tarde, uma excelente opção é passear de barco pelo lago sazonal Tonlé Sap, que se conecta ao rio Mekong, pela operadora Tara River Boat, onde você poderá visitar as vilas flutuantes e apreciar o pôr do sol de dentro do barco.

O jantar no terceiro dia também pode ser num incrível restaurante chamado Haven, com cozinha local, e a alcançável numa caminhada de 7 minutos.

Não esqueça de deixar agendada sua ida ao aeroporto no dia seguinte.

Quarto Dia

O quarto dia é para arrumar as coisas e se despedir dessa bela cidade.

Dependendo do seu próximo destino, um dos vôos de volta passa por Hong Kong, antes de ir para o Japão, por exemplo.

Se estiver retornando para o Japão pelo Kansai International Airport em Osaka, considere o valor do trem e do shinkansen, que será necessário pegar para retornar para Nagoya.

Faça uma boa viagem!

Receba roteiros incríveis do Blog do Papito



Comentários

  1. Aconselho fortemente a utilização dos serviços dos guias do website abaixo:
    http://smilecambodiatour.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de Viagem: Nagoya

Dicas de Viagem: Okinawa

Dicas de Viagem: Kansas City e Redondezas