Dicas de Viagem: Ho Chi Minh / Saigon

Viagem de 7 dias e 6 noites realizada entre os dias 26 de Dezembro de 2017 e 1º de Janeiro de 2018 durante o inverno no hemisfério norte.


Sobre o Destino

Ho Chi Minh, mais conhecida como Saigon, é uma cidade no sul do Vietnã famosa pelo papel fundamental que desempenhou na Guerra do Vietnã. 

Também é conhecida por seus marcos coloniais franceses, incluindo a catedral de Notre-Dame, feita inteiramente de materiais importados da França, e a agência central dos Correios do século XIX. 

A cozinha do Vietnã é fantástica e uma das características da cidade são barracas de comida nas ruas, especialmente no movimentado mercado de Bến Thành.

Quando ir? Abril e Maio, para evitar a temporada de monções e furacões.

Visto

Brasileiros precisam de um visto de turismo para uma viagem de até 3 meses de estadia para visitar o Vietnã. Para algumas nacionalidades é possível tirar o e-visa pela internet.

Você pode comparecer a Embaixada do Vietnã em Brasilia ou enviar toda a documentação pelos Correios, inclusive o pagamento.

Caso opte pelo visto na chegada, prepare-se para esperar um pouco e tenha toda a documentação consigo
, inclusive 2 fotos para o visto. Antes da viagem você precisa solicitar uma carta convite, que pode ser conseguido através de vários sites, mas a recomendação é o Visa Online Vietnam, que tem preços mais baratos e funcionou na experiencia do blog. Uma dica preciosa, caso queira privacidade dos seus dados, é pagar uma taxa extra para que a carta seja emitida apenas com o nome das pessoas que estão viajando no seu grupo, caso contrário a carta é emitida com os dados de todas as pessoas que fizeram solicitação naquele período.

Para maiores informações consulte o site do Ministério de Relações Exteriores ou da Embaixada do Vietnã em Brasília.

Como Chegar

Voo saindo de Seoul (Coreia do Sul) pela VietJet Air às 10:50h e chegando à Saigon às 14:20h, com duração de 5h30min. O voo foi comprado pelo site Kiwi e saiu por aproximadamente 209.88USD.

Preste atenção nas roupas da tripulação e atendimento descontraído!

Do aeroporto para o hotel você pode solicitar um shuttle do hotel no valor de 200,000.00VND.

Caso escolha táxi, sua primeira e mais confiável opção deve ser a Mai Linh e a corrida deve ficar por volta dos 100,000.00VND.

Se um dos táxis verdes da Mai Linh não estiverem disponíveis, pegue um Vinasun Taxi, que é uma das recomendações do hotel como companhia confiável.

Evite pegar qualquer outra companhia pois você corre o risco de pagar a mais pela corrida.

Onde Ficar

O hotel escolhido para essa viagem foi o Alagon Saigon Hotel & Spa, selecionado pela sua localização próxima à região do Distrito 1, conforto e infra-estrutura. Perto da praça central de Saigon, perto de restaurantes, do mercado, dos museus da independência e museu da guerra.

A diária nesse hotel saiu por aproximadamente 78.95USD pelo Booking.


Além de um café da manhã muito bom, oferece piscina e jacuzzi na cobertura, um chá da tarde com piano e é perto de vários restaurantes, massagens e pontos turísticos.

Primeiro Dia

Antes de discorrer sobre o roteiro vale a pena salientar que ele foi baseado numa viagem em família com criança e intencionalmente estendida para passar a virada do ano na cidade e ter uma intensidade baixa. Portanto é um roteiro que dá para encolher para metade da duração, dependendo do que você quer ver e da energia que quer gastar diariamente.


Após acomodação no hotel, dê uma volta no Ben Thanh Market, que fica bem ao lado. Em Ho Chi Minh existem várias lojas especializadas em confecções de roupas e sapatos que fazem paletós, calças, blazers e qualquer sapato da sua escolha e exatamente nas suas medidas. E o melhor: em alguns dos casos entregam em 24 horas no seu hotel.

Também é um excelente lugar para escolher uma Ao Dai, um traje típico contemporâneo e muito elegante usado pelas mulheres.

Além disso, caso você goste de comprar souvenirs em viagens, é um dos lugares que você pode comprar o característico chapéu cônico vietnamita chamado Non La.

Na sequência caminhe até o Bitexco Financial Tower, e aproveite o tour oferecido pela administração da torre ate o 49º andar.

Você poderá comprar um combinado do tour junto com a experiencia no The World of Heineiken a um valor de 235,000.00VND, no qual você poderá conhecer a historia da cervejaria, aprender a servir perfeitamente seu próprio chopp, ter uma experiencia incrível no espaço de entretenimento com simuladores de F-1 e pênaltis, mesas de pebolim e uma mesa de som para DJs. No final você ainda ganha dois chopps e uma long neck personalizada com seu nome.
No retorno ande pela rua Nguyen Hue e se encante com os vários hotéis e restaurantes desde o rio até a prefeitura.

Para jantar, a sugestão e o Heart of Darkness Brewery, que fica a 500m do prédio da prefeitura.

Segundo Dia

Após o revigorante café da manhã no hotel, passeie pelo Tao Dan Park, próximo do hotel, onde fica o teatro de marionetes na água e onde você pode dar uma merecida pausa para relaxar um pouco nesse cenário tao calmo no meio de uma cidade tão agitada.
Ao caminhar pelas ruas da cidade você vai rapidamente perceber a quantidade absurda de motocicletas vindo por todos os lados, inclusive na contra-mão e até mesmo em cima da calçada. Segundo os locais, apesar da quantidade e da falta de seguir as regras de trânsito, é raro ver acidentes graves porque eles respeitam o limite de velocidade de 60km/h.


Na mesma região visite o War Remnants Museum, mas se prepare para ver fotos e artefatos que podem baixar um pouco sua energia. Chama a atenção as fotos da galeria que mostra as consequências das armas químicas (agent orange) da guerra do Vietnã.

Nas ruas da cidade é muito comum encontrar vendedores ambulantes carregando uma vara nos ombros com uma cesta em cada extremidade. Esse artefato é chamado de don ganh e carregam deliciosas frutas do país que são vendidas a preços módicos. Mesmo assim não compre sem antes negociar o valor!

Almoce no sensacional Home Fine Restaurant, um dos melhores da cidade, com um atendimento impecável, deliciosos vinhos e pratos de encher os olhos.


No fim da tarde assista ao Golden Dragon Water Puppet. no Tao Dan Park. A entrada custa 230,000VND e o espetáculo dura 50 minutos.

Se quiser manter o nível do almoço, jante no pequeno e aconchegante The Garlik Restaurant, que fica no C Central Hotel e fica a 10 minutos de caminhada do Alagon. As opções do The Garlik Signature são fantásticas!

Terceiro Dia

Visite um parque diversões e aquático super diferente do que você já viu: o parque Suoui Tien com temática budista. Apesar de ser bem exótico, o parque não aparenta ter manutenção adequada e os brinquedos estão sujos ou mal conservados. O táxi vai dar algo como 10.00USD por viagem.

Caso queira ir a um parque mais próximo ao hotel, visite o Dam Sen Park.

Almoce onde estiver.

Após o dia inteiro se divertindo nos parques, jante na excelente Pizza 4Ps, com um restaurante próximo ao Ben Thanh Market e outro no centro. Se for no do centro, pegue a sobremesa na sorveteria Haagen-Dazs, que fica bem próxima.

Quarto Dia

Visite o Independence Palace, também conhecido como palácio da reunificação, foi o lar e local de trabalho do presidente do Vietnã do Sul durante a guerra do Vietnã. Foi o local do fim da mesma guerra a queda de Saigon em 30 de abril de 1975, quando um tanque do exército do Vietnã do Norte atravessou seu portão.

Depois visite a agência central dos correios. Note a presença de uma escrivã para ajudar a escrever e ler cartas para pessoas analfabetas ou com necessidades especiais, muitas devido à guerra.

Em frente você vai encontrar a catedral e basílica de Notre Dame de Saigon.

E ao lado dos correios existe uma alameda super gostosa com uma livraria e um café.

Almoce no King Kebab.

À tarde visite o zoológico e jardim botânico.

Jante no restaurante sensorial Noir, com as mesmas características de seu xará em Montreal.

Ir à Ho Chi Minh e não conhecer um de seus inúmeros rooftop bars é o mesmo que não ter ido. À noite, curta um happy hour no Chill Sky Bar, que fica ao lado do hotel, tem uma vista incrível da cidade toda e um ambiente super agradável.

Quinto Dia

Dia de visitar os pagodes mais conhecidos da cidade:
Vinh Nghiem Pagoda
Cha Loi Pagoda
Chua Giac Lam Pagoda
Jade Emperor Pagoda

E depois ande pela rua mais mochileira da cidade: a Phạm Ngũ Lão.

Almoce no Bun Cha, dos melhores da cidade esse é o mais barato. Não deixe de provar um dos pratos típicos mais populares do Vietnã: o Pho, uma sopa com macarrão de arroz. Se realmente resolver almoçar nesse restaurante garanta que vai chegar com certa antecedência pois, por ser considerado um dos melhores da cidade com preços baixíssimos e ser pequeno, a espera pode ser longa.

Curta um chá da tarde no hotel. É agradável, tem piano ao vivo e é uma programa para você fugir um pouco do barulho e caos da cidade.

Depois disso suba para a cobertura, pegue a cerveja mais gelada no bar da piscina e curta o por do sol dando um agradável mergulho.

Ao chegar da noite jante no Nonla Guys, com fácil acesso à pé do hotel

Sexto Dia

Após o café da manhã, caminhe até o Saigon Centre para fazer compras em lojas de marcas famosas.

Se tiver filhos pequenos entretenha eles no gigantesco Tini World, dentro do mesmo centro de compras.

Na cobertura do shopping você vai encontrar mais uma Pizza 4Ps. Porque não provar novos sabores?

De tarde passeie sem destino pela cidade.

Jante no Barbecue Garden.

Sétimo Dia

Vale a pena um passeio pelos túneis usados durante a guerra.

Volte para o hotel para pegar as bagagens e ir ao aeroporto.

Se estiver muito na pilha de experimentar a cerveja artesanal de arroz Bia Hoi, recomenda-se fazer já no final da viagem, no caso de seu organismo não aceitar bem.

Dicas Extras

De Ho Chi Minh é fácil ir ao delta do rio Mekong. Uma viagem bate e volta de um dia é suficiente, dois dias já é demais pois os hotéis da região são bem inferiores. A viagem de ônibus saindo de Ho Chi Minh dura por volta de três horas. Você pode comprar essa viagem no próprio hotel e os custos variam entre 100,000VND e 250,000VND. Caso realmente queira apreciar o passeio fique sabendo que o rio Mekong é poluído. Apesar disso é interessante ver grandes famílias vivendo em barcos com seus filhos e animais de estimação.

Faça uma boa viagem!

Receba roteiros incríveis do Blog do Papito



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de Viagem: Nagoya

Dicas de Viagem: Okinawa

Dicas de Viagem: Kansas City e Redondezas