sábado, 1 de novembro de 2014

Dicas de Viagem: Ilhabela

Viagem realizada de 3 a 5 de Outubro de 2014, durante a primavera no hemisfério sul.

Sobre o Destino

Ilhabela é um arquipélago na costa sudeste do Brasil. A ilha principal, ilha de São Sebastião, é conhecida por praias como Castelhanos, Curral e Jabaquara.

Na costa oeste da ilha, a cidade de Ilhabela abriga a igreja branca e azul de Nossa Senhora d'Ajuda.

No vasto e arborizado parque estadual de Ilhabela, trilhas levam às cachoeiras Gato e Água Branca. Locais de mergulho offshore incluem os naufrágios Aymoré e Velasquez.

Visto

Se você não é brasileiro verifique a necessidade de visto através do Portal Consular do Itamaraty.

Como Chegar

Para chegar à São Paulo você pode pesquisar voos baratos de qualquer parte do Brasil através do site Kiwi.

Faça rapidamente sua pesquisa e reserva de voos por aqui:


Essa viagem foi realizada de carro, saindo de São José dos Campos e seguindo pela recém duplicada Rodovia dos Tamoios. É uma viagem curta, descendo por Caraguatatuba e chegando rapidamente até a cidade de São Sebastião, onde será necessário pegar a balsa para atravessar para Ilhabela.

A travessia pela balsa custa 15.00BRL se você atravessar até 23:59h da sexta-feira. Esse valor só é pago na ida. Caso você pegue a balsa no fim de semana, o valor passa para 22.50BRL. Valores atualizados e tempo de espera da balsa podem ser acompanhados pelo site do DERSA.

Onde Ficar

A hospedagem foi no simpático Kalango Boutique Hotel, reservado pelo Booking. O hotel é novíssimo na ilha. Tem quartos imensos, com uma ducha sensacional, varanda para a piscina, que tem forma de fechadura, o atendimento é bom e multilíngue. O hotel peca apenas pela disponibilidade do wi-fi nos quartos.

Booking.com

Primeiro Dia

O jantar na primeira noite sugiro que seja em algum dos restaurantes do centro da vila, onde você pode aproveitar para passear pelas ruas calmas e cheias de turistas.

Segundo Dia

No segundo dia acorde cedo para provar o delicioso café da manha no hotel. O café é farto, saboroso e fica sobre a piscina.

Existem opções de passeios para praias mais remotas na ilha, nas quais para chegar é necessário veículos 4x4. Operadores locais podem pegar você no hotel e os passeios são de dia inteiro.
Caso queira fazer algo mais leve, você pode ir no seu próprio carro de ponta a ponta da ilha, do lado do mar de dentro. Quase já onde a estrada asfaltada acaba, tem um restaurante chamado Almirante,que tem uma vista de tirar o chapéu!
Pegue o carro e comece pelas praias do litoral sul, terminando na belíssima praia do Curral. é nessa praia que esta localizado o hotel mais bacana da ilha: o DPNY.

No caminho para a praia do Curral, você vai passar pela Ilha das Cabras, que é um excelente ponto de apreciação. Existem alguns restaurantes na orla e é possível alugar botes para ir ate a ilha. Além disso, caso você goste de mergulhar, é possível encontrar operadores no local com equipamento para mergulho. Cuidado com a qualidade dos equipamentos e exija certificação do operador.
Na praia do Curral, um dos restaurantes com atendimento muito bom e infraestrutura também é o Babito Bar e Restaurante. Os preços na ilha são abusivos em todos os locais, portanto se prepare para a conta. A praia é perfeita para passar o dia inteiro.
E já que está nessa parte da ilha, não deixe de apreciar o belíssimo pôr-do-sol nas pedras ao lado do Babito Bar e Restaurante.
No retorno para o hotel, não deixe de passar na cachoeira dos Três Tombos, que fica na altura da praia da Feiticeira. A entrada é gratuita e o se pede cuidado com animais peçonhentos, principalmente serpentes.

O jantar nessa noite fica por conta do Ilha Deck Restaurante e Hotel, com um virtuoso trio tocando guitarras e com um repertorio muito bom.

Terceiro Dia

No terceiro e ultimo dia, o café da manhã não pode deixar de ser no hotel mesmo.

Nesse dia, sugiro pegar o carro e ir para o litoral norte. Sem muita pressa, vá parando nas que forem agradando. Por fim, acabe na exuberante praia do Jabaquara. Essa praia especificamente para o editor do blog e a praia com maior concentração de borrachudo da ilha.

Para as praias do norte sugiro que você leve uma cooler e alguns snacks para comer, pois não existem muitas, ou quase nenhuma, opções de bares ou restaurantes.
Depois de um dia curtindo a bela praia do Jabaquara, voltar para o hotel e curtir a piscina. Eles permitem que você fique la mesmo apos o check out.

No retorno, ao pegar a balsa, e necessário pagar apenas uma taxa de preservação, que atualmente custa 6.50BRL.

O almoço nesse dia, para comer bem e pagar pouco, recomendo que seja no restaurante Sem Compromisso, que fica em São Sebastião e tem uma caldeirada com bom custo x beneficio.

Dica: não esqueça de levar um bom repelente contra os borrachudos.

Faça uma boa viagem!

Receba roteiros incríveis do Blog do Papito



2 comentários:

  1. Por favor: vou a Ilhabela, qual o repelente que você indica? Grata,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo o Insect Repellant Woolworths Homebrand, produzido na Austrália. Ele é realmente muito bom! Caso não o ache, o OFF! Family também funciona bem. Boa viagem!

      Excluir