domingo, 28 de outubro de 2018

Dicas de Viagem: Sapporo

Viagem de 4 dias e 3 noites realizada entre os dias 17 e 20 de Janeiro de 2019, durante o inverno do hemisfério norte.


Sobre o Destino

Sapporo, capital da montanhosa ilha de Hokkaido, no norte do Japão, é famosa por sua cerveja, esqui e pelo festival anual de neve, com enormes esculturas de gelo.

O museu da cerveja Sapporo traça a história da cerveja com degustações e tem um beer garden.

Colinas de esqui e saltos usados nos jogos olímpicos de inverno de 1972 estão espalhados dentro dos limites da cidade, e Niseko, uma famosa estância de esqui, fica nas proximidades.

Quando ir? No início de Fevereiro acontece o Sapporo Snow Festival. Os preços de passagens e hotéis praticamente triplicam. Caso o festival não seja algo imperdível para você e sua família então evite essa época.

Se você quer aproveitar a oportunidade de estar no Japão e conhecer algumas de suas estações de ski mas não tem experiência, recomendo assistir a essas excelentes aulas do canal Ski School.
Fonte: Google Maps

Visto

Brasileiros precisam de um visto de turismo que vale por até 3 meses de estadia para visitar o Japão e custa algo como 97.00BRL para entrada simples. Se você não é brasileiro, verifique a necessidade de visto através dessa lista.

Caso precise de um seguro viagem, a World Nomads oferece seguros customizados para seu tipo de viagem e sua idade a excelentes preços.

Como Chegar

Saindo de Nagoya, na região central do Japão, é possível pegar um voo pela AirAsia a partir de 129.00USD (ida e volta) com duração de 1h30min cada perna, incluindo refeições, escolha de assentos, taxa do cartão de crédito e franquia de 20kg de mala nos voos de ida e volta.

Uma dica super econômica para quem está viajando pelo Japão: o Japan Rail Pass é um passe que permite que você viaje em shinkansen e na maioria dos trens, metrôs e ônibus do grupo JR por um período determinado (a partir de 7 dias ou múltiplos) com um desconto que vale a pena. A partir de 1º de Junho de 2020 o Japan Rail Pass (JR Pass) poderá ser comprado online através desse link.

Faça rapidamente sua pesquisa e reserva de voos por aqui:

Onde Ficar

O hotel reservado foi o Royton Sapporo, pelo Booking. O hotel fica próximo à estação de metrô Nishi 11-Chome e ao Odori Park, onde ocorre o festival da neve. A diária inclui café da manhã e custa algo como 12,500JPY por noite por um quarto gigante com duas camas de solteiro e uma excelente vista para a cidade.

O hotel conta com um staff que fala bem inglês e que é realmente amigável. Os elevadores panorâmicos são uma diversão à parte para a criançada!
O conteúdo do blogdopapito é gratuito. Se você está satisfeito com o que é oferecido, ajude-nos fazendo a pesquisa e reserva do seu hotel através do quadro abaixo.
[há mais conteúdo após o quadro]

Booking.com

Aluguel de Carro

Não foi necessário alugar carro nessa viagem, mas se o estilo da sua viagem requer um carro, não deixe de procurar as ofertas do RentalCars, que busca os carros mais baratos em diversas locadoras, exibindo todos os resultados em uma única interface.

Primeiro Dia

Após a chegada ao aeroporto de Chitose, pegue um JR Rapid Airport sentido Sapporo e desça na Sapporo Station, levando 37 minutos ao custo de 1,150JPY. Essa passagem pode ser paga usando seu IC Card, como o Manaca.
Depois disso pegue um táxi da estação ao hotel, que deve custa algo como 750JPY e não leva mais que 10 minutos.

Você também pode pegar um transfer pelo valor de 1,030JPY por adulto ou 520JPY por criança até 12 anos. Dirija-se ao Chuo Bus Ticket Counter para comprar o ticket. O ônibus para no ponto #14 e a viagem até o Royton deve durar de 90 a 120 minutos.

Após acomodação não deixe de ir no Maruyama Park (localização) e no Hokkaido Shrine (localização).

Na mesma região e antes de anoitecer visite o Shiroi Koibito Park (localização), um complexo incrível que inclui uma fábrica de chocolates. A fábrica ocasionalmente pode estar fechada, portanto confirme com o seu hotel se essa atração esta aberta antes de ir.

Na noite da quinta a sugestão é visitar o Daruma Main Shop (localização), um restaurante criado em 1951 e muito conhecido entre os japoneses por ter um delicioso churrasco de cordeiro. Caso o o Main Shop esteja com fila grande, atravesse a rua e coma no mesmo restaurante da rede (Daruma 5.5), mas com uma fila menor e a espera dentro do restaurante (localização). As sugestões no cardápio aparecem com uma coroa laranja.

Segundo Dia

Caso queira ir à Niseko, considerada como uma das melhores estação de ski do mundo, prepare-se para um passeio de dia inteiro, começando às 8h e terminando às 20h.

Existem opções de trem e pacotes de ônibus:
  • Chuo Bus - ida e volta por 6,850JPY com lift ticket incluso de 8h para as montanhas em Niseko, saindo as 8h10 do Prince Hotel e chegando a Niseko Hirafu por volta das 11h. No retorno o ônibus sai de 17h09 de Hirafu e chega por volta das 20h no Prince Hotel;
  • Good Sports Hokkaido - ida e volta por 7,200JPY;
  • Hokkaido Access Network - ida e volta por 8,000JPY (passa no Royton Hotel).
Importante levar alguns equipamentos para Niseko, por causa das baixas temperaturas. Seguem algumas estações:
  • Hirafu - o mais popular e que atende a maior parte dos níveis de esqui e snowboard;
  • Hanazono - popular entre os australianos;
  • Annupuri - mais quieto e familiar.
Com a maior área dos 4 resorts, o Grand Hirafu oferece uma experiência de neve em pó inesquecível.

Uma ampla gama de instalações pode ser encontrada na base da montanha, incluindo hotéis, lojas de condomínios e restaurantes. As comodidades do Grand Hirafu permitirão que todos aproveitem suas férias de neve mais do que nunca. O aluguel de equipamentos básicos tanto de ski (skis/poles/boots) como de snowboard (board/boots) custa a partir de 4,200JPY para 5 horas.
Caso esportes na neve não seja seu objetivo nesse dia, aproveite para passear pela cidade. Vá para a Nishi 11-Chome Station (a duas quadras do Royton) e pegue o metrô para Shinsapporo Station, sentido Shinsapporo - 21 min - 320JPY.

Na região da Shinsapporo Station você vai encontrar várias opções de diversão:
Pegando um táxi você pode visitar a belíssima Historical Village of Hokkaido (localização), um museu a céu aberto reunindo construções de toda a ilha num só lugar. Você vai se sentir no Japão do começo do século passado e tirar fotos incríveis. O lugar ainda oferece várias atrações para a criançada.
Depois de um dia de montanha (ou passeando pela cidade), pare no restaurante de rua Gotsubo (localização) para provar as super ostras frescas de Hokkaido, colhidas no Lake Saroma (localização). Ele fica aberto até 2h da manhã. Se você for sortudo pode achar uma das 5 cadeiras no interior do restaurante vazia e gastar seu japonês com o público local sentado por lá. O único requisito é que para ficar lá dentro tem que consumir alguma bebida.

Terceiro Dia

Vá para o Sapporo Teine (localização). Os slopes são incríveis e incluem um Dinosaur Kids Park para a criançada brincar e os iniciantes praticarem.

Ônibus saem diariamente da Teine Station ao custo de 390JPY cada perna. Caso não queira depender dos horários dos ônibus, um táxi custa algo como 2,500JPY e leve algo como 20 minutos para chegar saindo da Teine Station.

Você também pode pegar o Big Run Bus Pack , que inclui ida e volta e acesso de dia inteiro à montanha por 6,500JPY.

O monte Teine chegou a ser conhecido mundialmente em 1972 como o primeiro local olímpico de inverno na Ásia realizado pela competição de esqui alpino. Nos últimos anos foram realizados os jogos asiáticos de inverno e as competições universitárias. É um dos melhores resorts de esqui pela qualidade da neve e pelo layout das descidas no Japão.
Outra opção é o Sapporo Kokusai Ski Resort. Ônibus saem diariamente a partir das 7h20 passando pelo Odori Park. O valor de cada perna é de 1,250JPY e leva um pouco mais de 1h para chegar à estação.

Uma alternativa mais barata para o Kokusai Ski Resort é pegar o Chuo Bus Package que custa 5,300JPY e inclui a viagem de ônibus ida e volta saindo de Sapporo mais o lift ticket.

Caso sua intenção de ir à montanha é apenas se divertir com as crianças então a escolha é o Takino Suzuran Hillside Park (localização), com preços mais acessíveis e mais voltado para a elas.

Existem outras opções de ski resorts próximos à Sapporo, incluindo o Sapporo Moiwayama Ski Area (localizacao), com uma excelente vista de cima da cidade de Sapporo, e o Bankei Ski Resort (localizacao), sendo ambos os ski resorts mais próximos da cidade.

Saindo da montanha um pouco mais cedo, reserve tempo para passar no Sapporo Beer Museum (localização) para conhecer a historia dessa fabrica e sua influencia na ilha. O tour gratuito dura algo como 20 minutos. As instalações no entorno da fábrica também são muito bonitas durante a noite! Um táxi de/para o hotel custa algo como 1,300JPY.
E depois de apreciar o museu vá jantar em um dos 5 restaurantes do Sapporo Beer Garden (localização) e se empanturrar com o lamb BBQ, oferecido a la carte ou na opção all you can eat por 2 horas. O Kessel Hall foi o escolhido pelo blog e sugerido pela própria administração do Beer Garden para grupos maiores, por causa de seu clima amistoso dos clientes e amplitude do salão.

Quarto Dia

Nesse dia pela manhã aproveite para caminhar pelo Odori Park (localização), que dependendo da época do ano estará se preparando ou recebendo o festival de inverno.

Nas redondezas do parque você vai encontrar a TV Tower (localização), o Former Hokkaido Government Office (localização) e a Clock Tower (localização).

Pare em um dos inúmeros cafés ao longo da avenida do Odori Park e relaxe um pouco ao som de bossa nova (japoneses adoram bossa nova!).

Check-out no hotel e táxi/trem do hotel para o aeroporto.

Querendo almoçar na região da Sapporo Station experimente o Tokachi Butadon Ippin Sapporo Kitajuujou (localização), que fica na Sapporo Stellar Place, um gigantesco shopping na própria estação.

Chegando ao aeroporto não deixe de visitar a Royce' Chocolate World, um mini complexo com uma fábrica de chocolate onde você pode observar o processo de fabricacão dos doces através das paredes de vidro, algumas lojas onde você pode comprar vários tipos de chocolate, e um espécie de padaria onde você pode sentar, tomar um café e provar doces recheados ou cobertos com chocolate fresco.

Também no aeroporto você pode ainda se divertir com seus filhos no Doraemon Waku Waku Sky Park ou no Hello Kitty Happy Flight.

Faça uma boa viagem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário